Durkheim - Aula 09

Durkheim – Consenso (como pode uma coleção de indivíduos constituir uma sociedade?); Fato social (coercitivo e externo aos indivíduos) ; Natureza e cultura; Socialização


:: Durkheim – primeiro grande teórico da Sociologia

Esforçou-se para emancipar a Sociologia das filosofias sociais e constitui-la com disciplina científica rigorosa.

OBJETO – MÉTODO - APLICAÇÕES

:: Obras fundamentais:

1895 - As regras do método sociológico – formulou com clareza o tipo de acontecimentos sobre os quais os sociólogos deveriam se debruçar: os fatos sociais – o objeto.

Três características nos fatos sociais:

:: Coerção social, ou seja, a força que os fatos exercem sobre os indivíduos.

Sanções podem ser legais ou espontâneas. As legais são as sanções prescritas pela sociedade sob a forma de leis, nas quais se identifica a infração e a penalidade subsequente. Espontâneas seriam as que aflorariam como decorrência de uma conduta não adaptada a estrutura do grupo ou da sociedade à qual o indivíduo pertence.

A educação desempenha uma importante tarefa nessa conformação dos indivíduos à sociedade em que vivem, a ponto de, após algum tempo, as regras estarem internalizadas e transformadas em hábitos.

Os fatos sociais existem e atuam sobre os indivíduos independentemente de sua vontade ou de sua adesão consciente, ou seja, eles são exteriores aos indivíduos.

Generalidade: Os fatos sociais manifestam sua natureza coletiva ou um estado comum ao grupo, como as formas de habitação, de comunicação, os sentimentos e a moral.

Prenoções – deixe de lado valores e sentimentos pessoais em relação ao acontecimento a ser estudade,

:: Sociedade: um organismo em adaptação

A sociologia tinha por finalidade não só explicar a sociedade como encontrar remédios para a vida social.

A sociedade apresenta estados normais (saudáveis) e patológicos (doentios)

Comentários